Áreas de atuação
- Home
- /
- Áreas de Atuação
- /
- Consulta Pediátrica Pré-natal

Consulta Pediátrica Pré-natal
Realizada no terceiro trimestre da gestação, geralmente entre a 32ª e a 36ª semana, nessa consulta são abordados temas importantes para a saúde e bem-estar tanto da mãe quanto do bebê, sendo uma excelente oportunidade para criação de vínculos e trocas entre os pais e o pediatra.
Entre os principais tópicos discutidos nessa consulta estão:
- Prevenção de doenças infecciosas, essencial para garantir um início de vida saudável para o recém-nascido.
- Orientação sobre aleitamento materno, explicando a pega e posicionamento corretos da amamentação, além de conversar dos benefícios do leite materno para o binômio (mãe e bebê).
- Orientações sobre os testes de triagem neonatal, essenciais para a detecção precoce de condições que podem afetar a saúde do recém-nascido.
- Detalhamento dos cuidados em sala de parto, garantindo que a equipe médica esteja preparada para qualquer eventualidade, oferecendo o suporte necessário para um parto seguro e tranquilo.
Ao abordar aspectos gerais sobre os cuidados e a segurança do recém-nascido, a preparação para a chegada do bebê se torna mais completa e segura. Esses conhecimentos ajudam a reduzir a ansiedade e as apreensões da família, proporcionando um ambiente mais calmo e confiante para o nascimento. A preparação adequada durante o terceiro trimestre é essencial para uma transição suave para a vida extrauterina, assegurando que tanto a mãe quanto o bebê estejam bem cuidados e seguros desde os primeiros momentos juntos
Outras Áreas de Atuação
Recepcionando o recém-nascido e prestando assistência conforme sua condição clínica de nascimento, tendo como missão assegurar uma transição segura da vida intrauterina para vida extrauterina.
Após o nascimento, realizando avaliação diária do recém-nascido, auxiliando na amamentação, avaliando peso, icterícia e atuando em outras intercorrências que possam aparecer.
Avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança, realizando a identificação de desvios da normalidade e atuando de forma preventiva e corretiva.
Oferecendo suporte intensivo aos recém-nascidos prematuros (< 37 semanas) e/ou que necessitam de suporte ao nascer.