Oferecer suporte intensivo aos recém-nascidos prematuros, aqueles que nascem antes das 37 semanas de gestação, e para aqueles bebês que necessitaram de suporte ao nascer, é um dos pilares da neonatologia. Esses bebês frequentemente enfrentam desafios únicos que requerem cuidados especializados para garantir seu desenvolvimento e bem-estar. Unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN) são equipadas com tecnologia avançada e uma equipe médica treinada para atender às necessidades específicas desses recém-nascidos, proporcionando um ambiente seguro e monitorado 24 horas por dia.
Realizada no terceiro trimestre de gestação, discute-se sobre prevenção de doenças, aleitamento materno, testes de triagem neonatal, cuidados no parto e segurança do recém-nascido.
Recepcionando o recém-nascido e prestando assistência conforme sua condição clínica de nascimento, tendo como missão assegurar uma transição segura da vida intrauterina para vida extrauterina.
Após o nascimento, realizando avaliação diária do recém-nascido, auxiliando na amamentação, avaliando peso, icterícia e atuando em outras intercorrências que possam aparecer.